Ainda não Tirou sua CNH?
Considerando o 1º quadrimestre de 2023, a Antra (Associação Nacional de Travestis e Transexuais) divulgou um dado parcial nas redes sociais que mostra que, entre 1 janeiro e 30 de abril desse ano, 45 mulheres trans e travestis e 1 homem trans foram assassinados no Brasil.
Segundo a associação, o número é 18% menor que o mesmo período do ano passado, quando foram contabilizados 56 assassinatos. “Quando observamos a média de assassinatos nos quatro primeiros meses de 2023, percebemos que ela está em torno de 11,5 pessoas/mês, enquanto em 2022 inteiro essa média foi de 11 assassinatos/mês“, destacou a Antra.
“Ainda é cedo para dizer se há uma tendência de aumento, mas esses números exigem uma atenção especial para que o assassinato de pessoas trans seja encarado como problema CIStêmico e que precisa de ações e respostas emergenciais para o seu efetivo enfrentamento”, alertou a associação em nota.
Vale ressaltar que este é um dado parcial. Anualmente a Antra publica o levantamento de violências e assassinatos contra pessoas trans no Dia Nacional da Visibilidade Trans.