Com o tema: “No trânsito escolha a vida”, A SMT - Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte em parceria com a 11ª. CIRETRAN - Circunscrição Regional de Trânsito realizaram, durante toda a semana, diversas ações voltadas para a educação para o trânsito e prevenção de acidentes com palestras em escolas e empresas em alusão ao Maio Amarelo.
As palestras destacam a importância das ações individuais, seja você pedestre ou condutor, para a diminuição dos números de acidentes e preservação de vidas. Equipes da SMT e da CIRETRAN estiveram na Escola JP2 Carrossel e com os colaboradores da empresa SODEXO, dentro das instalações da Vale, no Piquiá.
O Superintendente da SMT, Saulo Gigante, e o diretor da 11ª. CIRETRAN, Luziano Mourão, participaram das ações e contaram ainda, com a presença e participação do Batalhão de Policiamento Rodoviário da Polícia Militar sob o comando do Tenente Coronel Brito Júnior.
O Batalhão de Policiamento Rodoviário da Polícia Militar, a 11ª. CIRETRAN e a SMT, em conjunto, também realizaram uma fiscalização com o intuito de coibir o uso de “Cadron”, tipificado no Art. 230 *XI, conduzir veículo com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante, considerada uma multa grave, no valor de R$ 195,23, acréscimo de 5 pontos no prontuário do proprietário e retenção do veículo para regularização.
A programação é de responsabilidade da Prefeitura de Açailândia, por meio da Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (SMT) e parceiros. Ao longo do mês de maio, diversas ações serão realizadas, sempre em parceria, como blitz e palestras em escolas da rede municipal de ensino e particulares, além de empresas e se estenderão até as festividades do aniversário de Açailândia, e têm o objetivo de conscientizar pedestres e condutores de veículos, assim como pais, por meio das crianças, sobre a importância de um comportamento correto para um trânsito seguro.
A Campanha Maio Amarelo é uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil para colocar em debate o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para efetivamente discutir o tema, promover ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.
ASCOM.