O grupo de 170 integrantes teve como tema "Bumba - Amor e Liberdade", destacando elementos da cultura popular maranhense. A Flor de Mandacaru também conquistou o título de “Melhor Marcador”, com Lauânder França.
“Acredito ser um misto de sentimentos, uma mistura de superação, de dever cumprido e, principalmente, falando de forma bem mais pessoal, uma forma de ‘auto aceitação’ pela nova posição dentro da minha junina. Poder levar o nosso Maranhão a um patamar jamais alcançado a nível Nordeste, é mágico, é sem explicação”, disse Lauânder, responsável por coordenar e guiar os passos e movimentos dos dançarinos durante as apresentações.
A quadrilha Luar do São João, do Piauí, foi a grande vencedora da fase regional do Festival de Quadrilhas Juninas da Globo, com tema "A devota que virou santa", em homenagem à Irmã Dulce, a primeira santa do Brasil.
A quadrilha pernambucana Lumiar, que venceu a fase estadual do festival, conquistou o terceiro lugar com o tema "A luz de Tieta". Os 116 integrantes apresentaram uma adaptação da obra "Tieta do Agreste", de Jorge Amado.
O quarto lugar foi da quadrilha baiana Companhia Junina da Ilha. Os 150 integrantes apresentaram o tema "Água benta com pimenta" e transportaram o público para a Índia.
Em quinto lugar, ficou a Lume da Fogueira, do Rio Grande do Norte, com o tema "A moeda". Os 145 integrantes contaram a história de como as mulheres de uma pequena cidade conseguiram colocar os homens "na linha".
Tricampeã do Arraiá da Mira
A Flor de Mandacaru conquistou, no dia 12 de junho, o tricampeonato do Arraiá da Mira, festival realizado no Parque Exposições Lourenço Vieira da Silva, em Imperatriz.
O segundo lugar ficou para a Matutos do Rei, que levou para o tablado do Arraiá da Mira o conto “Reino Encantado do Nordeste”. Já a junina Arrastapé, de Imperatriz, ficou em terceiro lugar com o tema “Apuã: a Serra Pelada”, abordando a exploração nos garimpos.
Realizado pelo Grupo Mirante, o Arraiá da Mira é o maior festival de quadrilhas juninas do Maranhão. O tema deste ano foi “Nordeste de Cores, Versos e Sabores”, com destaque para as peculiaridades da Região Nordeste, como suas comidas típicas. Na 13ª edição do Arraiá da Mira, 22 quadrilhas juninas se apresentaram no tablado do Parque de Exposições de Imperatriz.
G1/MA