A Polícia Civil do Estado do Maranhão, por intermédio da Delegacia de Polícia de Itinga do Maranhão, em ação conjunta com a Delegacia Regional de Açailândia/MA e Polícia Militar do Maranhão, através da 2ª Companhia de Polícia Militar de Itinga do Maranhão, deflagrou, na manhã desta terça-feira, dia 20/06/2023, uma operação no município para combater o tráfico de drogas.
A Polícia Civil do município, há alguns meses, vinha investigando um intenso tráfico de
Em buscas nos três imóveis os policiais apreenderam 115 porções de MACONHA e 129 porções de CRACK, todas prontas para venda, além de R$ 455 em espécie, materiais usados para embalar os entorpecentes, tais como linhas de costura, papel filme e sacos plásticos transparentes.
Durante a operação foram presos dois homens, CAYK CASTRO BRITO, de 18 anos, e FORTUNATHO HENRIQUE PIMENTEL SOUSA, de 21 anos, e três mulheres, sendo AUSENIR SANTOS LOPES, vulgo “ZENE”, de 39 anos, a filha dela, TAÍS LOPES PEREIRA, de 20 anos, e a sobrinha DHENYFER DA SILVA LOPES, de 22 anos. Parte da droga foi encontrada na parte intima das três mulheres, após uma revista pessoal realizada por uma policial feminina. Todos os envolvidos foram presos pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas, sendo conduzidos a delegacia de polícia do município, onde foram autuados em flagrante. Dos cincos presos, somente CAYK não possuía passagem pela polícia, já os demais possuem passagens por tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas.
Destaca-se que as primas DHENYFER e TAÍS, apesar de possuírem 22 e 20 anos respectivamente, respondem a dois processos criminais por crimes da Lei de Drogas, sendo que a primeira possuí condenação criminal a 08 anos de prisão e a segunda a 09 anos, mas estão de prisão domiciliar.
Já FORTUNATHO e “ZENE” respondem em liberdade a processos por crimes da Lei de Drogas, que ainda está em tramitação. Uma das presas, no momento da prisão, chegou a debochar dos policiais dizendo que eles sabiam que ela não ficaria presa por ter filho menores de idade, sendo esta sua terceira prisão pelo mesmo delito. A Autoridade Policial representou pela conversão da prisão em flagrante dos autuados em prisão preventiva, o que será analisado pelo Poder Judiciário em audiência de custódia.
Policia Civil de Itinga do Maranhão