O governador do Maranhão, Carlos Brandão, do PSB, iniciou as nomeações prometidas dos agentes de segurança da Polícia Civil no Maranhão. Ao todo, foram 12 delegados, 12 escrivães e 9 investigadores.
Apesar das nomeações, o número é considerado baixo diante da crise de segurança pública que o Maranhão vem enfrentando. Diversos municípios estão sem delegados, a exemplo de Turiaçu, que recentemente o delegado responsável pelo município pediu exoneração e até a viatura da Polícia Civil está quebrada.
Segundo o secretário de Segurança do Maranhão, Maurício Ribeiro, serão chamados todos os remanescentes do último concurso, e assim que for concluído, o governo vai dar início às tratativas para realização de um novo concurso.
O último concurso da Polícia Civil foi realizado em 2017, onde foram ofertadas 414 vagas para cargos de nível superior, sendo Delegado, Escrivão, Agente, Médico Legista, Perito Criminal e Perito Odontologista.
Um fato curioso é que no nome do sobrinho do governador Carlos Brandão, Daniel de Itapary Brandão, aparece na lista de nomeados para o cargo de escrivão da Polícia Civil, porém como é de conhecimento público, o mesmo se tornou Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), sendo assim, o nome dele na lista deverá ser substituído por outro.
Folha do Maranhão