A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) solicitou a prisão do pastor André Valadão, da Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte, por sugerir que seus fiéis matem pessoas LGBTQIAP+. A notícia-crime foi enviada nesta segunda-feira (3) ao Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG), que vai analisar se aceita ou não a denúncia contra o pastor.
A acusação cita uma fala de Valadão durante um culto no último domingo (2), sobre “recomeçar do zero” a sociedade em relação às pessoas LGBT. “Aí Deus fala ‘se eu pudesse, matava tudo e começava tudo de novo, mas já prometi para mim mesmo que não posso, então agora está com vocês'”, declarou o pastor na cerimônia transmitida pelas redes sociais.
Segundo Erika Hilton, o trecho representa “incitação direta aos seus fiéis relacionada à morte de pessoas LGBT”. A deputada menciona outra denúncia enviada ao MP-MG no último dia 5 de junho contra o pastor, que realizou no dia anterior um culto com o tema “Deus Odeia o Orgulho” , em referência à população LGBTQIAP+.
Também nesta segunda-feira, André Valadão, que está em Orlando, na Flórida, reagiu à denúncia. “Nunca será sobre matar pessoas, Deus nos livre deste terrível pecado”, declarou o pastor em vídeo publicado nas redes sociais, em que também se diz vítima de censura e “constrangimento”.