A ONG Arco, localizada em Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, desenvolveu um ChatBot que pretende democratizar conhecimento e dar orientações acerca de pautas LGBTQIAP+. A ferramenta foi lançada em 1º de junho, em homenagem ao mês do Orgulho.
Batizada de Sofia (Sistema de Organização e Facilitação de Informações Automatizado), o ChatBot interage com os usuários por meio da caixa de mensagens do Instagram. Após o usuário digitar ‘Olá Sofia’, ele recebe uma mensagem de boas-vindas e é direcionado para acessar o menu principal onde pode escolher entre as áreas temáticas: sala de aula, kit gay, cura gay e redução de danos.
Na seção “sala de aula” são disponibilizadas informações sobre conceitos primordiais, como: o que é identidade de gênero, orientação sexual e diversidade. Além disso, este segmento disponibiliza dados sobre a violência enfrentada pela comunidade.
Na área “kit gay”, o usuário poderá acessar ferramentas jurídicas e de segurança, como: leis e decretos, endereços de delegacias e centros de direitos humanos. Já em “cura gay”, a área é destinada à saúde, e traz informações gerais e de prevenção a Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), endereços com locais de testagem, endereços de ambulatórios LGBTQIAP+.
Além disso, conta também com um botão do pânico para crises de saúde mental. O botão levará o usuário direto ao site do Centro de Valorização da Vida (CVV).
Por fim, na seção “redução de danos”, é possível acessar informações sobre substâncias psicoativas, os seus efeitos e orientações de como reduzir os danos e riscos associados ao
“Se tratando do ativismo, a tecnologia pode ser uma ferramenta poderosa para criar mudanças, ampliar as vozes ativistas e promover a transformação social”, disse a ONG.