Com o início da obra da erosão do Bairro Laranjeiras, aguardada há mais de quatro décadas (40 anos) pela população, o Prefeito Aluísio Sousa passa a escrever uma página inédita da história do Município de Açailandia.
Durante todos esses anos, a erosão, que acabou se tornando um “mega esgoto a céu aberto”, causou muito sofrimento para dezenas de famílias, que por não terem para onde ir, são obrigadas a viver em condições insalubre.
A situação fica mais crítica no período chuvoso. Várias casas já foram “engolidas” pela erosão, sem falar no mal cheiro e nas doenças infectocontagiosas, que acometem as pessoas, em especial as crianças.
Preocupado com a situação dos moradores do bairro, em 2017 o vereador César Costa fez um requerimento, pedindo ao poder executivo municipal, a realização da obra. Desde 2017, o parlamentar vem reiterando o pedido, sendo o último, o requerimento de n° 037/2023, de 7 de fevereiro deste ano.
O prefeito Aluísio Sousa, que vem se empenhando ao máximo no sentido de dar uma “cara nova” à cidade, e vereadores, inclusive César Costa (autor do requerimento), vem acompanhando de perto o andamento da obra, que caminham a “passos largos”.
De acordo com apuração do Blog do Antônio Marcos, até a presente data, o prefeito Aluísio Sousa, vem trabalhando apenas com recursos oriundos do Tesouro Municipal, já que os deputados estaduais e federais que compõem a bancada maranhense, bem como o governo do estado, ainda não se manifestaram no sentido de destinar recursos para a obra.
Ainda segundo apuração do Blog, o projeto está sendo submetido a algumas adequações, para só então a prefeitura instalar a placa que deve conter o valor e data prevista para conclusão da obra, bastante aguardada pela população.