Para início de conversa, enquanto Açailândia tem um dos maiores prefeitos do Maranhão, Aluísio Silva Sousa, Imperatriz possui o pior prefeito do Estado, quiçá, do País, Francisco de Assis Ramos. Aponto como principais fatores do distanciamento dessas duas administrações, o trabalho, a ação e, sobretudo, o respeito pelo seu povo.
Enquanto o “prefeito” de Imperatriz nomeou advogados para as secretarias de Infraestrutura, saúde e educação, o prefeito de Açailândia mexeu com sabedoria as peças de seu tabuleiro. Professor, na secretaria de Educação, engenheiro, na Infraestrutura, e médico ou profissionais da saúde, na Secretaria de Saúde.
Enquanto o “gestor” de Imperatriz nomeou um sujeito (Paulinho Lobão) que nunca foi ao teatro, não conhece o prédio da Academia Imperatrizense de Letras e nunca prestigiou um evento cultural, para gerir a Fundação Cultural de Imperatriz, o gestor de Açailândia nomeou um escritor, poeta, acadêmico, compositor e ator e diretor do teatro, Xico Cruz, para a secretaria de Cultura.
Resultado: o prefeito Aluísio inaugurou recentemente o Teatro Municipal, que agora está contando com a apresentação de vários grupos teatrais para deleite das pessoas que apreciam a arte cênica. E não fica por aí, as apresentações folclóricas e teatrais também estão sendo anunciadas nas praças da Cidade do Ferro.
Enquanto isso o nosso teatro Ferreira Gullar, que é de propriedade da ASSARTI – Associação Artística de Imperatriz se limita a apresentação de escolas particulares, uma vez que o movimento teatral e cultural de Imperatriz não recebe um aporte financeiro do presidente da Fundação Cultural, que só sabe dançar forró na Vila Lobão, vila esta que lhe emprestou o nome Paulinho Lobão.
Açailândia conta atualmente com duas agremiações juninas que se destacam em qualquer lugar do Brasil. As juninas Matutos do Rei e Flor do Mandacaru. Esta última se sagrou bicampeã maranhense e este ano tornou-se vice-campeã Globo Nordeste e campeã brasileira em recente concurso nacional realizado em Canaã dos Carajás.
Conheci Aluísio quando ainda era apenas um esportista amador que apoiava o futebol praticado em sua cidade. Daí chegou a ser vereador, vice-prefeito e prefeito, mas sempre promovendo agora o esporte em todas as suas modalidades. Construiu e entregou uma das mais modernas pistas de bicicross do Maranhão.
Esta semana me emocionei quando vi no jogo do Flamengo, sim, o Mengão do Rio de Janeiro, sendo destaque um garoto de 19 anos de nome Wesley, que o narrador o identificou como de Açailândia no Maranhão. Ah, mais Imperatriz tem a Rayssa Leal, ah temos sim! Mas se destacou mundialmente com apoio do pai e da mãe.
Quantas vezes eu vi, quando trabalhava na ASCOM/Municipal, o pai da Rayssa correndo os corredores atrás do prefeito para patrocinar uma passagem aérea para que a Fadinha do Skate pudesse representar Imperatriz em competição nacional. Nunca foi atendido em nada. Ele persistiu, investiu na filha para que ela chegasse onde chegou.
Fonte: oprogressonet.com
Nossa cidade aos poucos vai se destacando, falta muito ainda,mas se Deus quiser vamos chegar lá.
Nossa cidade aos poucos vai se destacando, falta muito ainda,mas se Deus quiser vamos chegar lá.