Após anos sem novidades, o Brasil está prestes a iniciar uma nova era de sua história para tratar o HIV. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou um novo medicamento para o tratamento do HIV: o Dovato. Trata-se de um comprimido de dose única diária, composto por duas medicações, o Dolutegravir e o Lamivudina.
O remédio é indicado para adultos e adolescentes acima de 12 anos de idade, com peso mínimo de 40 kg, sem histórico de resistência ao Dolutegravir ou ao Lamivudina. Além de ser dose única, o Dovato também pode ser ingerido em jejum. Segundo informações do Ministério da Saúde, o primeiro lote de comprimidos deverá chegar ao SUS a partir de setembro, deixando o Brasil um pouco mais próximo do que já foi no passado como referência mundial em enfrentamento da epidemia de HIV/Aids.
Para saber se você é um candidato a utilizar o esquema antirretroviral simplificado e o novo tratamento em pílula única diária, converse com o seu médico infectologista e tire todas as suas dúvidas.