Animais de grande porte, soltos, em vias públicas, representam riscos para a segurança de motoristas, pedestres e para o próprio animal. Em função disso, a Prefeitura de Açailândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde via UVZ - Unidade de Vigilância em Zoonoses, está realizando diuturnamente o serviço de captura desses animais.
A ação, é realizada de acordo com as normas do código de postura do município, onde consta que é proibida a permanência de animais soltos em vias, praças, rodovias ou caminhos públicos, devendo estes serem recolhidos e encaminhados para o abrigo de animais e posteriormente retirados pelo seu proprietário em até 5 dias, mediante pagamento de multa e taxa de administração.
Para retirada de animais de grande porte, é necessário o dono comprovar que tenha um local seguro para colocar o animal, pagar taxa de acordo código de postura Lei 032/90, advertência e aplicação de multa no infrator ainda será no valor de 100 reais por animal. Lembrando que estamos aguardando nova legislação que trata exclusivamente de animais de grande, que terá novos critérios para retirada desses animais da superintendência de Zoonoses, com maiores rigores para aqueles donos que não cuidam de seus animais.
Na manhã da quinta-feira, (31/08), a equipe de captura de animais da UVZ composta pelos servidores Gidaildo Andrade Antônio Vasconcelos, Elder, Wendel Lohan e Jailson, acompanhados do gestor Josué Galvão Alves, realizou o trabalho de apreensão de animais que se encontravam soltos em vias públicas de nossa cidade.
A ação resultou na captura de três cavalos que estavam perambulando cedo da manhã nas ruas do Residencial Vale do Açaí. Já, no finalzinho da tarde, a equipe recebeu denúncia e prontamente a equipe atendeu ao chamado, indo ao local onde apreendeu mais dois animais de grande porte andando nas vias do Colinas Park. Outro trabalho da guarnição resultou na apreensão de outros cinco animais que circulavam livremente na área do Residencial Leolar, localizado às margens da BR-010.
ASCOM