Aconteceu na manhã desta quarta-feira 06, no Fórum de Açailândia, reunião entre poder judiciário, diretores do Centro Empresarial e representantes da prefeitura. A reunião teve como objetivo, discutir sobre a implantação do sistema de videomonitoramento no município.
O município de Açailândia está implantando o sistema de videomonitoramento na cidade em pontos estratégicos para inibir as ações criminosas. Um total de 32 câmeras estão sendo adquiridas pelo município e serão instaladas.
O secretário de Finanças do Município, José Alves, disse que “o processo licitatório para compra das câmeras já está bem adiantado e que até o final de outubro, tudo já deve estar finalizado. As discussões no entorno da implantação do sistema de videomonitoramento começaram a muito tempo, mas que só agora esse projeto irá de fato sair do papel”, disse ele.
“A reunião de hoje foi muito importante para que todos os envolvidos nesse projeto possam acompanhar o que o município está fazendo para a implantação desse sistema em Açailândia”, lembrou José Alves.
Para a Dra. Selecina Henrique, Juíza criminal de Açailândia, “o sistema de videomonitoramento na cidade, irá contribuir preventivamente para a diminuição do índice de criminalidade”, disse ela.
Dra. Selecina disse ainda que “essa parceria entre município, poder judiciário e associação comercial, só vem agregar ainda mais força nessa luta que contribuirá para todos os cidadãos que vivem nesta cidade”, finalizou a magistrada.
A central de videomonitoramento será implantada no município e funcionará no Quartel da Polícia Militar.
Edeilson Carvalho, ex-comandante da polícia militar em Açailândia, que hoje compõe a equipe da prefeitura responsável pela implantação do sistema de videomonitoramento no município, destacou que a exemplo de outros municípios do estado onde o sistema já funciona, tem contribuído para a redução no índice de criminalidade. Em Açailândia não será diferente, finaliza Edeilson.
Edeilson disse ainda que a implantação do videomonitoramento será um grande diferencial na segurança na cidade e que pontos estratégicos serão monitorados. A parceria do município, poder judiciário e Associação Comercial,
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Açailândia - ACIA, a efetivação desse sistema de videomonitoramento na cidade irá contribuir bastante com a segurança no setor comercial, com isso, todos nós saímos ganhando, finaliza Dr. Marcelo.
Marcelo Santana agradeceu a parceria entre município, poder judiciário e Associação Comercial estão unindo forças para que o município possa avançar no quesito segurança.
A reunião contou com a presença de representantes da associação comercial Dr. Marcelo Santana, presidente da ACIA, José Melgaço, presidente CDL, Vanderley Trombela, diretor CEA, Juíza criminal Dra. Selecina Henrique e da prefeitura de Açailândia Assis e Edeilson Carvalho da Secretaria de Governo e José Alves Secretário de Finanças do Município.
A princípio, os principais pontos estratégicos serão contemplados com câmeras de videomonitoramento como BR-010 e BR-222 na entrada da cidade, bairros como Vila Ildemar, Piquiá, região do Casqueiro, rodoviária, setor dos bancos, entre outros também receberão o sistema.