A tão aguardada turnê de despedida da banda mexicana RBD já é um realidade. O, agora, quinteto inicou a "Soy Rebelde Tour" em El Paso, no Texas, nos Estados Unidos, na última sexta-feira (25).
Chistian Chávez, que tem utilizado sua fama para falar abertamente sobre sua sexualidade queer, serviu excelência LGBT+ no palco e emocionou o público com um discurso contra as medidas anti LGBTs do governador do estado texado, Greg Abbott.
“Estamos em um momento realmente difícil nos EUA, especialmente no Texas”, iniciou o astro latino enquanto nos telões era exibida uma imagem da bandeira Orgulho LGBTQIAP+ . “Se você conhece alguém da comunidade LGBTQ, um amigo, um irmão, um pai, um filho, é hora de nos unirmos. Ninguém nos separará. Ninguém vai nos silenciar.”
“Ame a si mesmo por quem você é. Ame seu filho pelo que ele é. Somos perfeitos. Deus nos fez assim”, disse Christian antes de encerrar o discurso: “Desculpe, Greg Abbott, isso não vai acontecer.
O governador republicano tem pressionado por uma intensa legislação anti-LGBTQ nos últimos anos. Em junho, ele aprovou uma lei anti-drag no estado, categorizando os shows como sendo realizados por “artistas de orientação sexual”. A medida está marcada para valer a partir de 1º de setembro e impede que menores assistam a shows de drag, impondo multas de até 10 mil dólares às empresas.
Durante seu discurso, Chávez agradeceu aos fãs do RBD por “estarem lá por mim” quando ele foi forçado a se assumir em 2007, após ser chantageado por um tablóide que havia conseguidos fotos do casamento do artista com seu ex-marido.
“Estou animado para brilhar como uma pessoa queer e de gênero fluído no palco”, disse ele à Rolling Stone no início deste ano. “Enquanto estava no RBD, eu lutava para ser eu mesmo, para amar como eu queria amar.”