Uma importante reunião aconteceu na noite desta quarta-feira 27, no Centro Empresarial de Açailândia - CEA, que reuniu diversas instituições para discutir assuntos relacionados à segurança pública.
Além de segurança pública, a reunião discutiu sobre empregabilidade de egressos do Sistema Prisional de Açailândia, Empreendedorismo nas escolas e Videomonitoramento em pontos estratégicos da cidade.
Representantes da Associação Comercial e Indústria de Açailândia - ACIA, Dr. Marcelo Santana (presidente) do Sindicato do Comércio Varejista de Açailândia - SICA, Hiago Murilo (presidente), da Câmara dos Dirigentes Lojistas - CDL (José Melgaço), Dra. Selecina Henrique, Juíza criminal de Açailândia, Dr. Thiago Ferreira, (vereador), Tenente Alex, da polícia militar, Leticia Gonçalves, coordenadora do Escritório Social, Dr. Felipe Andrade, presidente da OAB, Mauro Diniz, gerente do SENAC, empresários diretores do CEA Nilton Sampaio, Silvia Raquel, Francisco Silva, Dra. Leia Oliveira, entre outros.
Na área da empregabilidade, algumas parcerias entre o Escritório Social, o SENAC e SENAI saíram bem adiantadas, estas instituições serão importantes na formação dos egressos para que os mesmos possam se qualificar antes de serem reinseridos no mercado de trabalho.
Dra. Selecina, destacou o quanto estas pessoas precisam ser inseridas no mercado, elas precisam ser aceitas pelos empresários, “só assim, elas poderão deixar o mundo crime e seriam de fato reinseridos no mercado e na sociedade”, destacou.
Ainda segundo Dra. Selecina, “todos os egressos que passam pela formação, são reinseridos no mercado de trabalho em Açailândia. Saímos daqui com algumas propostas importantes para os próximos passos a serem dados”, finalizou a magistrada.
Dr. Marcelo Santana, falou que “uma boa ideia para que estas pessoas possam estar sendo inseridas no mercado, é importante que se faça uma parceria com o poder público, para se conseguir maior êxito nesse processo, por exemplo, que possam ser utilizada a mão de obra desses profissionais nas movelarias, mesmo que para isso tenham que se ativar nesses galpões desativados as movelarias”, disse ele.
RELACIONADAS
Para Letícia Gonçalves, o Escritório Social, tem um papel muito importante no desenvolvimento desse projeto no que se refere a qualificação destas pessoas para serem reinseridos no mercado de trabalho.
O Vereador Dr. Thiago Ferreira, presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal, destacou a importância da reunião, foram discutidas diversos assuntos importantes para o avanço da segurança em Açailândia. Nós temos tido uma preocupação muito grande quanto vereador e como cidadão, com segurança pública do nosso município, disse ele.
O Tenente Alex, da Polícia Militar, destacou o quanto a reunião foi proveitosa para o desenvolvimento da cidade no que se refere à segurança. Falou ainda o quanto é importante essa união de forças para trabalhar em prol de toda sociedade de Açailândia, enfatizou ele.
Hiago Murilo, empresário e presidente do SICA, falou que discutir sobre a segurança de Açailândia é importante, pois além do vídeo monitoramento proporcionar maior segurança aos empresários e funcionários locais, irá proporcionar maior segurança a quem vier visitar a cidade para fazer suas compras, finalizou.
Dr. Felipe Andrade, para a OAB de Açailândia, “é muito importante participar de discursos como estes, pois foram três assuntos que só contribuem para o desenvolvimento de nossa cidade, essas discussões só irão contribuir para a redução da criminalidade”, finalizou.
Mauro Diniz, gerente do SENAC, lembrou da “importância dos três temas discutidos na reunião para o desenvolvimento da cidade, disse ainda que o SENAC está pronto para contribuir com capacitação profissional para o egresso destas pessoas ao mercado de trabalho”, disse ele.
Sobre Empreendedorismo, o presidente da ACIA, Dr. Marcelo, destacou que já foram feitas algumas ações nesse sentido, como por exemplo, no ano passado, um festival entre escolas da rede pública e particular, foi realizada pelo Conselho de Jovens Empresários, que teve como objetivo incentivar os alunos, a se tornarem empreendedores quando adulto, outras ação de suma importância foi o Happy Hour Empresarial, com jovens empresários locais, realizados no ano passado.
A Dra. Selecina, se colocou à disposição para contribuir com palestras para os jovens empresários que almejam se tornarem empresários de sucesso.
As políticas públicas voltadas para a segurança no município de Açailândia, vem sendo discutidas a todo vapor e já se encontram bem avançadas no sentido da implantação do sistema de videomonitoramento na cidade que irá contribuir de forma positiva com a melhoria da segurança da população, bem como a redução da criminalidade.