A jovem Ananias Andrade usou sua conta no Instagram para denunciar um ato violento de homofobia cometido pela proprietária de um bar chamado Downtown SA, localizado no município de Santo André, cidade vizinha de São Paulo. Na ocasião, ele e outros amigos estavam divulgando com panfletos a Parada LGBT+ de São Bernardo a ocorrer este ano.
No vídeo, pode-se ver a proprietária desferindo insultos homofóbicos e impedindo a entrada do bar, que é considerado LGBT friendly pelos frequentadores: “No nosso planejamento de panfletagem e divulgação da Parada LGBTQIA+ elencamos 11 espaços que considerávamos amigáveis e onde frequenta o público LGBT do ABC como ideais para panfletar a realização da Parada, dentre eles o estabelecimento DOWNTOWN SA, localização na Rua Senador Fláquer, 491, em Santo André”, explica Ananias
“Quando chegamos para cumprir a tarefa, por volta das 22:00, entrei no estabelecimento com meus colegas e fomos até a proprietária do para pedir autorização para panfletar no espaço. Neste momento, ela começou a falar bastante alterada com a gente, dizendo que não permitiria “este tipo de coisa” no estabelecimento dela. As falas da proprietária em todo momento foram agressivas, até o momento que ela expulsa um integrante do grupo do espaço chamando ele de nojento”, relata o ativista.
A proprietária, explicando por que barrou a presença dos rapazes disse: “o meu público é maravilhoso, eu tenho o melhor público de Santo André, eu não preciso disso”, alegando que eles não entrariam no local, porque lá tem novos, velhos, crianças e não era permitido divulgar esse evento. O jovens Felipe Leonardo, Murilo Alfredo, Jaime Fregel que estavam com Ananias, prestaram boletim de ocorrência.