Um novo estudo da Universidade de East Anglia (UEA), em colaboração com o King’s College London e a University College London, destrói o equívoco comum de que as pessoas mais velhas não tendem a ter vidas sexuais ativas ou uma variedade de parceiros sexuais. Existe uma expectativa social de que pessoas solteiras tenham menos parceiros sexuais à medida que atingem a velhice e, embora isso seja verdade para algumas pessoas, o estudo revela que não é o caso para todos.
Os pesquisadores conversaram com mais de 5.000 pessoas com 18 anos ou mais – incluindo 3.297 amostras da população em geral e 1.867 homens gays ou bissexuais recrutados através das redes sociais – durante 2022, e descobriram que muitos homens gays e bissexuais com mais de 70 anos continuam a ter uma vida sexual ativa com vários parceiros. 17% homens gays ou bissexuais com mais de 70 anos relataram mais de um parceiro sexual no mesmo período, e 25% dos homens gays ou bissexuais com mais de 70 anos tinham parceiros simultâneos.
Os organizadores da pesquisa ficaram surpresos com os resultados, esperando que um número menor de pessoas (de todos os géneros e sexualidades) tivesse menos parceiros sexuais na faixa etária acima dos 70 anos. A pesquisadora principal, Julii Brainard, da Norwich Medical School da UEA, abordou as “suposições” desafiadas por essas descobertas.
“Antes deste estudo, muitos modelos sobre doenças sexualmente transmissíveis presumiam que todas as pessoas acima de uma certa idade, digamos 40 ou 65 anos, deixavam de ser sexualmente ativas, ou pelo menos paravam de ter múltiplos parceiros”, disse o Dr. Brainard. “Ou pode haver uma suposição de que os jovens fazem mais sexo. Mas a resposta é mais sutil e depende em parte da sexualidade das pessoas.”
A pesquisadora e coordenadora da pesquisa, Dra. Louise Smith, do Kings College London, explicou que lésbicas, mulheres bissexuais e pessoas trans não foram incluídas nos dados finais porque não foram recrutadas nos mesmos números: “Na época, o mpox afetava principalmente homens gays e bissexuais, por isso concentramos o recrutamento nesse grupo”, disse o Dr. Smith.